*Sejam*Bem-Vindos* A Morada Suprema do Amor a Deus *

Janeiro 09 2012

click to generate your own textclick to generate your own textclick to generate your own textclick to generate your own textclick to generate your own textclick to generate your own textclick to generate your own textclick to generate your own textclick to generate your own text

click to generate your own textclick to generate your own textclick to generate your own textclick to generate your own textclick to generate your own textclick to generate your own textclick to generate your own textclick to generate your own textclick to generate your own textclick to generate your own textclick to generate your own textclick to generate your own textclick to generate your own text

click to generate your own textclick to generate your own textclick to generate your own textclick to generate your own textclick to generate your own textclick to generate your own textclick to generate your own text

click to generate your own textclick to generate your own textclick to generate your own textclick to generate your own textclick to generate your own textclick to generate your own textclick to generate your own text

 

 

A natureza material consiste de três modos: bondade, paixão e ignorância. Quando o ser vivo entra em contato com a natureza, torna-se condicionado a esses modos.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

O ser vivo, por ser transcendental, não tem nada a ver com esta natureza material. Mesmo assim, porque se tornou condicionado pelo mundo material, age sob o encanto dos três modos da natureza material. Como os seres vivos têm diferentes tipos de corpos, em termos dos diferentes aspectos da natureza, são induzidos a agir de acordo com a natureza. Essa é a causa das variedades de felicidade e tristeza.

O modo da bondade, por ser mais puro que os outros, é esclarecedor, e livra a pessoa de todas reações pecaminosas. As que estão situadas nesse modo desenvolvem conhecimento, mas ficam condicionadas pelo conceito de felicidade.

~~~~~~~~~~~~~~~

Os seres vivos condicionados pela natureza material são de vários tipos. Um é feliz, outro é muito ativo, e outro é desamparado. Todos esses tipos de manifestações psicológicas são causas do estado condicionado na natureza das entidades. Como são condicionadas diferentemente é explicado que o efeito de desenvolver o modo da bondade no mundo material é que a pessoa se torna mais sábia do que os outros condicionados de outras formas. A pessoa no modo da bondade não é tão afetada pelas misérias materiais, e tem um senso de avanço no conhecimento material. Esse senso de felicidade é devido à compreensão que, no modo da bondade, a pessoa fica mais ou menos livre de reações pecaminosas. Na realidade, a literatura Védica afirma que modo da bondade significa maior conhecimento e maior senso de felicidade.

A dificuldade aqui é que quando o ser vivo está situado no modo da bondade, fica condicionado a sentir que é avançado em conhecimento e é melhor do que os outros. Por isso fica condicionado. Os melhores exemplos são os cientistas e filósofos: cada um deles é muito orgulhoso de seu conhecimento, e como geralmente melhoram suas condições de vida, sentem um tipo de felicidade material. Esse senso de felicidade avançada na vida condicionada os torna presos pelo modo da bondade da natureza material. Assim, ficam atraídos ao trabalho no modo da bondade, e, enquanto tiverem atração pelo trabalho dessa forma, têm que aceitar algum tipo de corpo nos modos da natureza. Logo, não existe possibilidade de liberação, ou ser transferido ao mundo espiritual. A pessoa pode se tornar repetidamente um filósofo, um cientista ou um poeta, e repetidamente se tornar enredada nas mesmas desvantagens de nascimento e morte. Mas, devido à ilusão da energia material, a pessoa acha que esse tipo de vida é agradável.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~

O modo da paixão nasce de desejos e anseios ilimitados, e por causa disso, o ser vivo corporificado fica preso a ações lucrativas materiais.

O modo da paixão é caracterizado pela atração entre homem e mulher. Mulher tem atração por homem, e homem tem atração por mulher. Isso se chama modo da paixão. E, quando o modo da paixão aumenta, a pessoa desenvolve o desejo ardente pelo desfrute material. Ela quer desfrutar prazer sensual. Para o prazer sensual, a pessoa no modo da paixão deseja alguma honra na sociedade, ou na nação, e deseja ter uma família feliz, bons filhos, cônjuge e casa. Esses são os produtos do modo da paixão. Enquanto a pessoa almejar essas coisas, tem que trabalhar muito duro. Assim, está claramente afirmado aqui que ela se torna associada aos frutos de suas atividades e por isso fica cativa a essas atividades. Para satisfazer sua esposa, filhos e sociedade, e manter seu prestígio, tem que trabalhar. Portanto, todo o mundo material está mais ou menos no modo da paixão. Antigamente, a condição avançada considerada era estar no modo da bondade. Se não existe liberação para os que estão no modo da bondade, o dizer sobre os que estão enredados no modo da paixão?

~~~~~~~~~~~~~~~~~~

O modo da ignorância causa a ilusão de todos seres vivos. O resultado desse modo é loucura, indolência e sonolência, que prendem a alma condicionada.

A aplicação específica da ignorância é muito significativa. Quer dizer que o modo da ignorância é uma qualificação muito peculiar da alma corporificada. . Esse modo da ignorância é justamente o oposto do modo da bondade. No modo da bondade, com o desenvolvimento do conhecimento, a pessoa pode entender o que é o quê, mas o modo da ignorância é justamente o oposto. Todos sob o encanto do modo da ignorância ficam loucos, e uma pessoa louca não pode entender o que é o quê. Em vez de avançar, torna-se degradada. A definição do modo da ignorância é dada na literatura Védica da seguinte conclusão; sob o encanto da ignorância, a pessoa não pode entender uma coisa como ela é. Por exemplo, todos podem ver que seu avô morreu, e que portanto também morrerá; o ser humano é mortal. Seus filhos concebidos também morrerão. Portanto, a morte é certa. Mesmo assim, as pessoas acumulam dinheiro loucamente e trabalham muito duro dia e noite, sem ligar para o espírito eterno. Isso é loucura. Em sua loucura, são muito relutantes em avançarem no entendimento espiritual. Essas pessoas são muito preguiçosas. Quando convidadas a se associarem para a compreensão espiritual, não têm interesse algum. Não são nem mesmo ativas como a pessoa que é controlada pelo modo da paixão. Por isso que outro sintoma de quem está absorto no modo da ignorância é que dorme mais do que o necessário. Seis horas de sono são suficientes, mas a pessoa no modo da ignorância dorme pelo menos dez ou doze horas por dia. Uma pessoa assim parece que está sempre desanimada e é dada a tóxicos e sono. Esses são os sintomas de uma pessoa condicionada pelo modo da ignorância.

~~~~~~~~~~~~~~~~~

    O modo da bondade condiciona a pessoa à felicidade, paixão condiciona aos frutos da ação, e ignorância à loucura.

  Uma pessoa no modo da bondade fica satisfeita com seu trabalho ou busca intelectual, pode se dedicar a algum campo de conhecimento específico como um filósofo, cientista ou educador e fica satisfeita assim. Uma pessoa nos modos da paixão e bondade pode se dedicar a atividades lucrativas, possui o máximo que pode e gasta em boas causas. Às vezes, tenta abrir hospitais, dar caridade a instituições etc.. Esses são sinais de uma pessoa no modo da paixão. E o modo da ignorância cobre o conhecimento. No modo da ignorância, qualquer coisa que a pessoa faça não é boa para ela nem para ninguém.

~~~~~~~~~~~~~~~~

Algumas vezes, o modo da paixão se torna proeminente, e derrota o modo da bondade. E algumas vezes o modo da bondade derrota paixão, e outras vezes o modo da ignorância derrota bondade e paixão. Dessa forma, existe sempre competição pela supremacia.

Quando o modo da paixão é proeminente, os modos da bondade e ignorância são derrotados. Quando o modo da bondade é proeminente, paixão e ignorância são derrotados. E quando o modo da ignorância é proeminente, paixão e bondade são derrotados. Essa competição sempre acontece. Portanto, quem tem verdadeira intenção de avançar na Consciência de Krishna deve transcender esses três modos. A proeminência de certo modo da natureza se manifesta nos procedimentos da pessoa, em suas atividades, em comer etc..Tudo isso será explicado posteriormente. Mas se a pessoa quiser, pode desenvolver, pela prática, o modo da bondade e assim derrotar os modos da ignorância e paixão. A pessoa também pode similarmente desenvolver o modo da paixão e derrotar bondade e ignorância. Ou, a pessoa pode desenvolver o modo da ignorância e derrotar bondade e paixão. Apesar de existirem esses três modos da natureza material, se a pessoa for determinada, pode ser abençoada com o modo da bondade, e depois de transcender o modo da bondade pode se situar na bondade pura, que se chama estado consciente, um estado onde pode entender a ciência de Deus. Pela manifestação de atividades específicas, pode-se entender em qual modo da natureza a pessoa está situada.

~~~~~~~~~~~~~

click to generate your own textclick to generate your own textclick to generate your own textclick to generate your own textclick to generate your own textclick to generate your own text

click to generate your own textclick to generate your own textclick to generate your own textclick to generate your own textclick to generate your own textclick to generate your own textclick to generate your own textclick to generate your own textclick to generate your own textclick to generate your own textclick to generate your own textclick to generate your own textclick to generate your own textclick to generate your own text

    

publicado por Lalanesha Dasa às 22:12

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Intercâmbios