*Sejam*Bem-Vindos* A Morada Suprema do Amor a Deus *

Março 13 2013

 Qual é o meio para se alcançar a posição transcendental?

O mundo material está agindo sob o encanto dos modos da natureza material. Ninguém deve se perturbar com as actividades dos modos da natureza; ao invés de pôr sua consciência nessas actividades, uma pessoa inteligente deve transferir sua consciência para as actividades relacionadas com Krishna. As actividades referentes a Krishna são conhecidas como bhakti-yoga — sempre agir para Krishna. Isto inclui não apenas Krishna, mas Suas diferentes formas omnipotentes. Ele tem inúmeras expansões omnipresentes. Quem se ocupa a serviço de qualquer das formas de Krishna, ou de Suas expansões plenárias, é considerado um transcendentalista.  Deve-se notar, também, que todas as formas de Krishna são plenamente transcendentais, bem-aventuradas, cheias de conhecimento e eternas. Tais personalidades de Deus são omnipotentes e omniscientes, e possuem todas as qualidades transcendentais. Logo, se alguém se ocupa no serviço de Krishna ou de Suas expansões plenárias com determinação resoluta, poderá transpor os modos da natureza material de maneira muito fácil, embora eles sejam muito difíceis de superar. Quem se rende a Krishna imediatamente sobrepuja a influência dos modos da natureza material. Estar em consciência de Krishna ou prestar serviço devocional significa adquirir igualdade com Krishna. O Senhor diz que por natureza Ele é eterno, bem-aventurado e pleno de conhecimento, e as entidades vivas são partes integrantes do Supremo, assim como as partículas de ouro são partes de uma mina de ouro. Logo, a entidade viva, em sua posição espiritual, é igual ao ouro, tendo as mesmas qualidades de Krishna. A individualidade é mantida, caso contrário, ficaria fora de cogitação falar de bhakti-yoga. Bhakti-yoga significa que o Senhor está presente, o devoto está presente, e existe a actividade de intercâmbio amoroso entre o Senhor e o devoto. Portanto, a individualidade está presente na Suprema Personalidade de Deus e na pessoa individual, caso contrário bhakti-yoga não teria sentido. Quem não está situado na mesma posição transcendental do Senhor não pode servir ao Senhor Supremo. Para ser assistente pessoal de um rei é necessário adquirir as devidas qualificações. Logo, exige-se que a pessoa se torne Absoluto, ou que fique livre de toda a contaminação material. Na literatura védica está dito que é possível alcançar o Espírito Supremo tornando-se Absoluto. Isto significa que se deve ser qualitativamente uno com o Absoluto. Pelo fato de atingir o Absoluto, a pessoa, como alma individual, não perde sua identidade eterna junto ao Espírito Supremo.  

O Senhor fecunda a natureza material inferior com fragmentos da natureza superior, e este toque espiritual age na natureza material. Ao passar a cultivar o conhecimento espiritual, a entidade viva condicionada por esta natureza material deixa a posição de existência material e aos poucos eleva-se até atingir a concepção do Absoluto acerca do Supremo. Este fato de alcançar na vida o conceito do Absoluto é a primeira etapa da auto-realização. Nesta etapa, entende-se que o Absoluto é transcendental à posição material, mas não se atingiu ainda total compreensão acerca do Espírito Supremo. Se quiser, aquele que busca a Verdade Absoluta, poderá continuar na posição do Absoluto e então subir aos poucos até a compreensão acerca da Superalma e depois atingir a compreensão acerca da Suprema Personalidade de Deus.  A literatura védica fornece muitos desses exemplos a este respeito, onde grandes personalidades que buscaram respostas sobre o Absoluto, tinham a concepção de que a verdade era o Absoluto impessoal, mas então eles se elevaram até a plataforma do serviço devocional. Pois quem não consegue elevar-se além da concepção do Absoluto impessoal corre o risco de cair. Na linguagem védica declara-se que embora alguém talvez suba e passe a entender o Absoluto impessoal, se ele não continuar progredindo, e não obtiver informação sobre a Pessoa Suprema, sua inteligência não é perfeitamente clara. Portanto, apesar de ter-se elevado à plataforma do Absoluto, existe a possibilidade de cair, se ele não se ocupar no serviço devocional ao Senhor. 

Na linguagem védica também se diz que: 

“Adquire-se verdadeira bem-aventurança transcendental ao se compreender Krishna, a Personalidade de Deus, o reservatório de prazer”.

O Senhor Supremo é pleno de seis opulências, e quando um devoto se aproxima dEle, há um intercâmbio dessas seis opulências. O servo e o rei têm praticamente as mesmas regalias. E assim a felicidade eterna, ou felicidade imperecível, e a vida eterna, acompanham o serviço devocional. Por isso, a compreensão acerca do Absoluto, ou a eternidade, ou a perpetuidade, estão incluídas no serviço devocional. Quem está ocupado no serviço devocional já possui tudo isso. 

O ser vivo, embora seja Absoluto por natureza, tem o desejo de assenhorear-se do mundo material, e devido a isso acaba caindo. Em sua posição constitucional, ele está acima dos três modos da natureza material, mas a associação com a natureza material o enreda nestes diferentes modos — bondade, paixão e ignorância. Devido à sua associação com estes três modos, ele desenvolve o desejo de dominar o mundo material, dominar o mundo. Ao ocupar-se no serviço devocional em plena consciência de Krishna, ele imediatamente se situa na posição transcendental, e seu desejo ilícito de controlar a natureza material é removido. Portanto, o processo de serviço devocional, que começa com ouvir, cantar, lembrar — os nove métodos prescritos para a realização do serviço devocional — deve ser praticado na associação de pessoas que já estejam no caminho da auto-realização Espiritual ou seja, que se tornou um verdadeiro devoto de Krishna. Aos poucos, através dessa associação e da influência do mestre Espiritual, a pessoa deixa de querer assenhorear-se do mundo material e se situa firmemente no serviço transcendental amoroso ao Senhor. Este método é prescrito como sendo infalível. O serviço devocional ao Senhor é muito simples: a pessoa que quer verdadeiramente se tornar um servo amado do Senhor, deve sempre se ocupar a serviço do Senhor, deve comer os restos de alimento oferecido à Krishna, cheirar as flores oferecidas aos pés de lótus do Senhor, visitar os lugares onde o Senhor realizou Seus passatempos transcendentais, ler sobre as diferentes actividades do Senhor e Sua reciprocidade amorosa com Seus devotos, cantar sempre a vibração transcendental — Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare/ Hare Rãma, Hare Rãma, Rãma Rãma, Hare Hare — e observar os dias de jejum que comemoram os aparecimentos e desaparecimentos do Senhor e de Seus devotos. Seguindo esse processo, ele se desapega por completo de todas as atividades materiais. Quem pode situar-se nessa Absoluta compreensão ou nas diferentes variedades da concepção acerca do Absoluto tem as mesmas qualidades da Suprema Personalidade de Deus.


publicado por Lalanesha Dasa às 20:34

Intercâmbios
Este Album abaixo, esta para download gratuitamente é só clicar no ícone ( Lalanesha in Concert Mantras )