*Sejam*Bem-Vindos* A Morada Suprema do Amor a Deus *

Outubro 26 2013

Pela Sua omnipotente forma misericordiosa, Krishna a Suprema Personalidade de Deus diz;

Este conhecimento é o rei da educação, o mais secreto de todos os segredos. É o conhecimento mais puro, e por conceder uma percepção directa do eu, é a perfeição da religião. Ele é eterno e é executado alegremente.

Bhagavad-Gita é chamado o rei da educação porque é a essência de todas as doutrinas e filosofias já explicadas.  Logo então, no Bhagavad-Gita não há escassez de conhecimento no campo de filosofia ou conhecimento transcendental. Portanto, o Senhor diz que o Bhagavad-Gita  é o rei de todo o conhecimento, a essência de toda a instrução que pode ser derivada do estudo dos Vedas e dos diferentes tipos de filosofia. É o mais confidencial porque o conhecimento confidencial ou transcendental envolve a compreensão da diferença entre alma e corpo. E o rei de todo o conhecimento confidencial culmina no serviço devocional.

De um modo geral, nas instituições académicas, não se ensina este conhecimento confidencial; há apenas educação do conhecimento convencional. Quanto à instrução comum, as pessoas envolvem-se em tantos departamentos: política, sociologia, física, química, matemática, astronomia, engenharia, etc. Existem muitos departamentos de conhecimento espalhados pelo mundo, e muitas universidades colossais, mas infelizmente não há nenhuma universidade ou instituição educacional onde se ensine a ciência da alma espiritual. No entanto, a alma é a parte mais importante do corpo; sem a presença da alma, o corpo não tem valor algum. Mesmo assim, as pessoas dão grande ênfase às necessidades físicas da vida, e não se importam com a alma vital. 

Bhagavad-Gita realça a importância da alma. Não só em uma parte ou capitulo de Seu tratado filosófico, mas em toda a Sua extensão. O Senhor Krishna começa em Sua apresentação do Bhagavad-Gita, que este corpo é perecível e que a alma não é perecível. Esta é uma parte confidencial do conhecimento: saber apenas que a alma espiritual é diferente deste corpo e que tem natureza imutável, indestrutível e eterna. Porém, isso não dá informação positiva sobre a alma. Às vezes, as pessoas têm a impressão de que a alma é diferente do corpo e que quando o corpo acaba, ou quando a pessoa se libera do corpo, a alma permanece no vazio e torna-se impessoal. Mas esta não é a realidade dos fatos. Como pode a alma, que é tão activa dentro deste corpo, ficar inactiva depois de liberar-se do corpo? Ela é sempre activa. Se é eterna, então é eternamente activa, e suas actividades no reino espiritual são a parte mais confidencial do conhecimento espiritual. Portanto, indica-se aqui que estas actividades da alma espiritual são o rei de todo o conhecimento, a parte mais confidencial de todo o conhecimento. Este conhecimento é a forma mais pura de todas atividades, como explica a literatura védica. E nela analisam-se as actividades pecaminosas do homem e mostra-se que elas são o resultado de pecados consecutivos. Aqueles que se ocupam em actividades fruitivas estão enredados em diferentes fases e formas de reacções pecaminosas. Por exemplo, quando se planta a semente de uma determinada árvore, a árvore não parece crescer imediatamente; leva algum tempo. Primeiro, nasce um broto que depois assume a forma de árvore; em seguida, ela floresce e dá frutos, e, quando está completa, quem a semeou desfruta de suas flores e frutos. De modo semelhante, um homem executa um ato pecaminoso, e, como uma semente, leva tempo para este ato frutificar. Há diferentes etapas. Talvez o indivíduo tenha parado de cometer a acção pecaminosa, mas os resultados ou o fruto desta acção pecaminosa ainda não foram experimentados. Há pecados que ainda estão em forma de semente, e há outros que já amadureceram e estão dando fruto, que é experimentado como miséria e dor. No Bhagavad-Gita, no vigésimo oitavo verso do Sétimo Capítulo, explica-se: quem eliminou por completo as reacções de todas as actividades pecaminosas e ocupa-se plenamente em actividades piedosas, liberando-se da dualidade deste mundo material, passa a prestar serviço devocional à Suprema Personalidade de Deus, Krishna. Em outras palavras, aqueles que estão realmente ocupados no serviço devocional ao Senhor Supremo já se liberaram de todas as reacções. 

Para aqueles que se ocupam no serviço devocional à Suprema Personalidade de Deus, todas as reacções pecaminosas _ frutificadas, armazenadas, ou em forma de semente _ desaparecem aos poucos. Portanto, a potência purificadora do serviço devocional é muito forte e é a mais pura. As actividades devocionais nunca devem ser consideradas materiais, embora às vezes tenha-se a impressão de que os devotos estão ocupados como homens comuns. Aquele que consegue ver e que está familiarizado com o serviço devocional saberá que tais actividades não são materiais, mas sim Espirituais e devocionais, não estando contaminadas pelos modos da natureza material.

Está dito que a execução do serviço devocional é tão perfeita que se podem perceber diretamente os resultados. Pode-se perceber o resultado proveniente, da experiência prática de que, ao cantar os santos nomes do Senhor Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare, e não cometendo ofensas ao se cantar os santos nomes do Senhor, a pessoa sente um prazer transcendental e em breve purifica-se de toda a contaminação material. Isto é um fato comprovado. Ademais, se ele se ocupa não só em ouvir, mas também em tentar difundir a mensagem das actividades devocionais, ou se empenha em ajudar as actividades missionárias da consciência de Kṛṣṇa, pouco a pouco experimenta progresso espiritual. Este aperfeiçoamento na vida espiritual não depende de nenhum tipo de instrução ou qualificação anterior. O próprio método é tão puro que é possível purificar-se pelo simples fato de ocupar-se nele. 

“O serviço devocional é tão poderoso que a iluminação ocorre pelo simples fato de ocupar-se em suas atividades, e quanto a isto não há dúvidas.” 

Um exemplo prático disso pode ser tirado da vida anterior de Nãrada um grande devoto do Senhor Krishna, que tinha sido então filho de uma criada. Ele não tinha instrução, nem nascera em família elevada. Mas quando sua mãe se ocupava em servir a grandes devotos, Nãrada também os servia, e às vezes, na ausência de sua mãe, ele os servia sozinho. 


Nãrada tormou-se um grande devoto imaculado do Senhor Krishna, somente por este fato, e em Suas instruções devocionais, Ele diz que em Sua vida anterior as vezes, aqueles sábios deixavam restos de comida, Ele lavava seus pratos, e quis provar os restos dos alimentos deixado pelos sábios. Então, pediu permissão aos grandes devotos (sábios), e quando eles deram essa permissão, então comeu aqueles restos e, como resultado, livrou-se de todas as reacções pecaminosas. Por comer estes restos chegou a ficar tão puro de coração quanto os sábios. Ouvindo e cantando, os grandes devotos saboreavam o gosto do incessante serviço devocional ao Senhor, e Ele pouco a pouco desenvolveu o mesmo gosto.

Na continuação, Nārada diz:


Na associação com os sábios, tomei gosto em ouvir e cantar as glórias do Senhor e desenvolvi um desejo intenso de prestar serviço devocional. Portanto, como se descreve nisso: só por se ocupar em actos do serviço devocional, tudo se revela automaticamente, e pode-se compreender tudo.

Nãrada era, na verdade, o filho de uma criada. Ele não teve oportunidade de ir à escola. Ele apenas ajudava sua mãe que afortunadamente prestava serviço aos devotos. O menino Nãrada também teve a oportunidade e através da simples associação, conseguiu a meta mais elevada de toda a religião, que é o serviço devocional. De um modo geral, as pessoas religiosas não sabem que a perfeição máxima da religião é executar o serviço devocional. Porem para se alcançar a auto-realização, é necessário o conhecimento védico. Mas, embora Nãrada nunca tivesse ido à escola do mestre espiritual e não tivesse recebido instruções sobre os princípios védicos, ele obteve os maiores resultados concedidos pelo estudo védico. Este processo é tão poderoso que, mesmo sem executar regularmente o método religioso, pode-se alcançar a perfeição máxima. Como isto é possível? Porque a literatura védica também o confirma com a seguinte descrição: Quem se associa com grandes mestres sábios no conhecimento Espiritual, mesmo que não seja instruído ou nunca tenha estudado os Vedas, pode se familiarizar com todo o conhecimento necessário para obter a compreensão Espiritual. 

O processo do serviço devocional é muito agradável. Por quê? O serviço devocional consiste em simplesmente ouvir cantar as glórias do Senhor ou presenciar os grandes mestres sábios autorizados, fazerem conferências filosóficas sobre o conhecimento transcendental. Apenas sentado pode-se aprender; depois, comem-se os restos do alimento oferecido a Deus, que consiste em belos pratos saborosos. Em todos as etapas, o serviço devocional é alegre. Pode executar serviço devocional mesmo quem vive na penúria. O Senhor Supremo Krishna, está disposto a aceitar do devoto qualquer tipo de oferenda, não importa o quê. Até mesmo uma folha, uma flor, um pedaço de fruta ou um pouco dágua, que são todos disponíveis em qualquer parte do mundo, podem ser oferecidos por qualquer pessoa, independentemente de sua posição social, e serão aceitos se oferecidos com amor. Há muitos exemplos disto ao longo da história. Portanto, o processo devocional é muito agradável, e pode ser executado alegremente. Pois Deus só aceita o amor com que se Lhe oferecem as coisas.


publicado por Lalanesha Dasa às 17:00

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