*Sejam*Bem-Vindos* A Morada Suprema do Amor a Deus *

Dezembro 26 2011

 

 click to generate your own textclick to generate your own textclick to generate your own textclick to generate your own textclick to generate your own textclick to generate your own textclick to generate your own textclick to generate your own textclick to generate your own textclick to generate your own textclick to generate your own textclick to generate your own text

Os Vedas,comparam a alma e a Superalma a dois pássaros amigos pousados na mesma árvore.

Um dos pássaros (a alma individual atômica) está comendo o fruto da árvore, e o outro pássaro (Krishna) está apenas observando Seu amigo. Entre estes dois pássaros — mesmo sendo eles iguais em qualidade — um está cativado pelos frutos da árvore material, enquanto o outro está apenas presenciando as atividades de Seu amigo. Krishna é o pássaro testemunha, e o outro é o subordinado pássaro que come. Embora sejam amigos, um é o senhor e o outro, o servo. O fato de a alma atômica esquecer-se desta relação é a causa da sua mudança de posição de uma árvore para outra, ou de um corpo para outro. A alma está lutando mui arduamente na árvore do corpo material, mas logo que concorda em aceitar o outro pássaro como o mestre espiritual supremo — tomando assim, a mesma atitude de um servo que se rendeu voluntariamente a Krishna para receber Suas instruções — o pássaro subordinado imediatamente livra-se de todas as lamentações.

“Embora os dois pássaros estejam na mesma árvore, o pássaro que come, sendo o desfrutador dos frutos da árvore, está mergulhado em completa ansiedade e melancolia. Mas se acontecer de ele fixar-se no rosto de seu amigo, o Senhor, e conhecer Suas glórias — imediatamente o pássaro aflito ficará livre de todas as ansiedades.”

Nesta passagem de ano onde a sociedade humana cristã determina novas mudanças, o Senhor aconselha a todos sem distinção a não lamentar a mudança corpórea que manifesta-se através do tempo. Pelo contrário,o ser vivo inteligente deve sentir-se feliz ao presenciar a transferência dos corpos que vivem numa luta justa, de modo que eles possam ficar imediatamente expurgados de todas as reacções de várias actividades corpóreas. Aquele que dá sua vida no altar do sacrifício rendendo-se ao Senhor, ou na luta pela subsistência, fica imediatamente isento de reacções corpóreas e é promovido a uma situação de vida superior. Logo, o ser vivo inteligente não tem motivo para lamentação.

 

Um verdadeiro sábio ou mestre espiritual da a seguinte instrução a todos aqueles que desejam compreender o significado de se obter sucesso na vida; 

"Se alguém abandona todas as perspectivas materiais e se refugia por completo na Suprema Personalidade de Deus KRISHNA, ele não sofrerá nenhum tipo de perda ou degradação. Por outro lado, embora se ocupe plenamente em seus deveres ocupacionais, o não-devoto pode acabar não ganhando nada." 

Há muitas actividades, tanto aquelas relatadas nas escrituras quanto as costumeiras, que propiciam um bom desempenho material. Supõe-se que um transcendentalista abandone todas as actividades materiais e prefira o progresso na vida espiritual, na consciência de KRISHNA. Talvez argumente-se que através da consciência de KRISHNA o devoto desenvolvendo-a por completo, possa conseguir a perfeição mais elevada, mas se ele não atinge esta etapa de perfeição, então, perde tanto material como espiritualmente. Consta nas escrituras que todos têm que sofrer a reação decorrente do fato de não executarem os deveres prescritos; portanto, alguém que deixe de executar adequadamente as actividades transcendentais sujeita-se a estas reacções. Na literatura Védica do Srimad-Bhagavatam, garante que o transcendentalista mal-sucedido não precisa preocupar-se. Embora ele possa se sujeitar à reacção por não executar perfeitamente os deveres prescritos, mesmo assim, ele não sai perdendo, porque a auspiciosa consciência de KRISHNA nunca é esquecida, e alguém envolvido nesta ocupação, continuará a executá-la, mesmo que na próxima vida tenha um nascimento inferior. Por outro lado, quem simplesmente segue à risca os deveres prescritos não alcança necessariamente resultados auspiciosos se lhe falta consciência de KRISHNA. 

O significado pode ser entendido da seguinte maneira: pode-se dividir a humanidade em duas secções, a saber, as pessoas reguladas e as não-reguladas. Aqueles que só se ocupam em gozos sensoriais animalescos, sem conhecimento sobre sua próxima vida ou sobre a salvação espiritual, pertencem à secção não-regulada. E aqueles que seguem princípios, conhecendo os deveres prescritos nas escrituras, incluem-se na secção regulada. A secção não-regulada, tanto civilizada quanto incivilizada, instruída e não-instruída, forte e fraca, está cheia de propensões animalescas. Suas actividades nunca são auspiciosas, porque, enquanto gozam das propensões animais, ou seja comer, dormir, defender-se e acasalar-se, estas pessoas permanecem perpétuamente na existência material, que é sempre miserável. Por outro lado, aqueles que regulados pelos preceitos das escrituras e que assim aos poucos elevam-se à consciência de KRISHNA, com certeza progridem na vida. 

Aqueles que seguem o caminho da prosperidade podem dividir-se em três secções, que são: (1) os seguidores das regras e regulações das escrituras que estão gozando prosperidade material; (2) aqueles que estão tentando encontrar a maneira de livrar-se definitivamente da existência material; e (3) aqueles que são devotos em consciência de KRISHNA. Continuando, aqueles que seguem as regras e regulações das escrituras em troca de felicidade material podem ser divididos em duas classes; os que são trabalhadores fruitivos e os que não desejam desfrutar de gozo dos sentidos. Aqueles que estão buscando resultados fruitivos que lhes propiciem gozo dos sentidos, podem elevar-se a um padrão de vida elevado_ podendo até ser admitidos nos planetas superiores ou celestiais_mas mesmo assim, porque não estão livres da existência material, não seguem o caminho verdadeiramente auspicioso. As únicas actividades auspiciosas são as que nos levam à liberação. Nenhuma actividade que não vise à auto-realização última ou não nos libere do conceito de vida corpórea material não é nada auspiciosa. A actividade em consciência de KRISHNA é a única actividade auspiciosa, e qualquer um que voluntariamente aceite todos os incómodos físicos para progredir no caminho da consciência de KRISHNA pode chamar-se um transcendentalista perfeito que se submete a rigorosas austeridades. E porque o sistema óctuplo de YOGA presta-se a que se compreenda definitivamente a consciência de KRISHNA, essa prática também é auspiciosa, e alguém que esteja se empenhando a fundo nesse empreendimento não precisa temer a degradação. 

publicado por Lalanesha Dasa às 11:39

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Intercâmbios