*Sejam*Bem-Vindos* A Morada Suprema do Amor a Deus *

Janeiro 06 2012

A pessoa tem que se elevar por meio de sua própria mente, e não se degradar. A mente é a amiga da alma condicionada, bem como sua inimiga.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

A palavra atma significa corpo, mente e alma; a depender de várias circunstâncias. No sistema de yoga, a mente e a alma condicionada são especialmente importantes. Como a mente é o ponto central da prática de yoga, atma aqui se refere à mente. O propósito do sistema de yoga é controlar a mente e retirá-la do apego pelos objetos sensuais. Aqui se enfatiza que a mente deve ser treinada para que possa liberar a alma condicionada do atoleiro da ignorância. A pessoa na existência material está sujeita à influência da mente e dos sentidos. De fato, a alma pura fica enredada no mundo material por causa do ego da mente que deseja dominar a natureza material. Portanto, a mente tem que ser treinada para que não fique atraída pelo resplendor da natureza material, e assim a alma condicionada possa ser salva. A pessoa não deve se degradar por causa da atração pelos objetos sensuais. Quanto mais a pessoa fica atraída pelos objetos sensuais, mais fica enredada na existência material. A melhor forma de se desenredar é sempre ocupar a mente na Consciência de Krishna.

Também, é dito:

"Para a pessoa, a mente é causa de cativeiro e a mente é causa de liberação. Mente absorta nos objetos sensuais é a causa do cativeiro, e mente desapegada dos objetos sensuais é a causa da liberação"

Portanto, a mente que está sempre ocupada na Consciência de Krishna é a causa da liberação suprema.

publicado por Lalanesha Dasa às 23:09

Intercâmbios