*Sejam*Bem-Vindos* A Morada Suprema do Amor a Deus *

Junho 28 2014

Krishna a Suprema Personalidade de Deus respondeu ao apelo indagativo de Seu amado discípulo com a seguinte resposta: A renúncia ao trabalho e o trabalho com devoção são bons para obter a liberação. No entanto, entre os dois, o trabalho em serviço devocional é melhor do que a renúncia ao trabalho.

As atividades fruitivas (na busca do prazer dos sentidos) produzem cativeiro material. Enquanto se ocupar em actividades que visam a melhorar o padrão de conforto corpóreo, a pessoa com certeza transmigrará a diferentes tipos de corpos, permanecendo, assim, perpetuamente no cativeiro material.

“As pessoas buscam avidamente o gozo dos sentidos, e não sabem que seu corpo actual, que é cheio de misérias, é o resultado de suas actividades fruitivas executadas no passado. Embora seja temporário, este corpo está sempre dando muitos tipos de problema. Portanto, agir em busca de gozo dos sentidos não é bom. É considerado um fracasso na vida aquele que não faz nenhuma indagação sobre sua verdadeira identidade. Enquanto não conhecer sua verdadeira identidade, ele terá que trabalhar para obter resultados fruitivos que lhe possam dar prazer dos sentidos, e enquanto estiver absorto na consciência do gozo dos sentidos, terá que transmigrar de um corpo a outro. Embora a mente possa estar absorta em actividades fruitivas, influenciada pela ignorância, é necessário desenvolver amor pelo serviço devocional a Deus. Só então haverá oportunidade de livrar-se do cativeiro da existência material.”

Portanto, o conhecimento de que não se é este corpo material, mas sim alma Espiritual  não é suficiente para alcançar a liberação. Devemos agir na posição de alma Espiritual, caso contrário, não há como escapar do cativeiro material. A acção em consciência de Krishna não é entretanto uma acção na plataforma fruitiva. As actividades executadas com conhecimento pleno propiciam o progresso rumo ao verdadeiro conhecimento. Sem consciência de Krishna, a mera renúncia às actividades fruitivas não purifica realmente o coração da alma condicionada. Enquanto o coração não estiver purificado, tem-se que trabalhar na plataforma fruitiva. Mas a acção em consciência de Krishna automaticamente ajuda a pessoa a eximir-se do resultado da acção fruitiva e isso a impede de descer à plataforma material. Portanto, a acção em consciência de Krishna é sempre superior à renúncia, pois nesta ainda há o risco de cair. A renúncia sem consciência de Krishna é incompleta.

“Quando pessoas desejosas de alcançar a liberação renunciam às coisas relacionadas à Suprema Personalidade de Deus, considerando-as materiais, sua renúncia é tida como incompleta.” 

Esta forma perfeita de acção em consciência de Krishna é muito melhor do que qualquer quantidade de renúncia artificial empreendida por aqueles que julgam tudo barato.

publicado por Lalanesha Dasa às 19:00

Intercâmbios